quinta-feira, 20 de maio de 2010

Pensamento...


Pensamento, quem o consegue calar?
Pensamento...

De acordo com o Aurélio, pensamento significa: “s.m. Ato de pensar. / Faculdade de conceber, combinar, comparar idéias. / Ato particular da mente. / Modo de pensar; opinião. / Meditação, fantasia. / Idéia, mente, espírito. / Máxima, sentença.”.
Uma famosa frase de Descartes: “Penso, logo existo.”, logo me vem a cabeça que pensar é uma necessidade humana, é algo em que não podemos viver sem fazê-lo e no momento em que deixarmos de pensar, logo não existiremos mais.
E como o pensamento socrático cita: “Só sei que nada sei.”. No decorrer da vida adquirimos conhecimentos, inteligência através dos pensamentos, não nascemos sabendo, aprendemos tudo ao decorrer da vida e são os pensamentos responsáveis por fazer uma seleção do que é útil para nós. Mas no final fica mesmo a afirmação: “Só sei que nada sei.”.

Segundo Leonardo Boff, o ser humano é um ser de transcendente, ser de abertura. Isso quer dizer que nós rompemos barreiras, superamos interditos, vamos além de limites, rompemos tudo. O pensamento permite a nós sermos livres, mesmo nos sentindo presos ou estando presos, ninguém consegue por algemas em nosso pensamento. É através dos pensamentos que nos alcançamos a transcendência. Ele nos dá essa dádiva de sermos racionais, nos dá liberdade. Liberdade essa que ninguém pode tirar.
Através do pensar construímos nossas ideias. É no pensamento que nós formamos nossa opinião, consolidamos nosso conhecimento, construímos um modo só nosso de ver as coisas, analisar e compartilhar esse nosso conhecimento, nossa opinião.

Em nossa cabeça, em meio a muitos pensamentos, fantasiamos coisas, podemos ser tudo o que quisermos, esse mundo pertence a cada um, é exclusivo. Meditamos, raciocinamos, analisamos... Enfim, pensamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário